18 junho, 2014

Assunto de hoje é?? Trombofilia...

Receber um diagnóstico desses não é fácil, principalmente pra quem tem o sonho de ser mãe. 
Pra mim não foi diferente, pensei coisas horríveis, me senti incapaz, chequei até me culpar pelas perdas gestacionais que tive. 
Mas, isso se deu por conta da falta de informação, pela descoberta de algo novo, porém o que me ajudou foi encontrar pessoas com esse mesmo problema e que tiveram sucesso em seus objetivos.

Mais o que é exatamente Trombofilia?

A Trombofilia é uma propensão a desenvolver trombose em qualquer período da vida, inclusive durante a gravidez, parto e pós parto, devido uma alteração do sistema de coagulação sanguínea.

Ela é classificada de duas maneiras conforme a tabela abaixo;




Como é Diagnosticada?

Para que o diagnóstico seja feito é necessário que a paciente apresente algum distúrbios da coagulação como, formação de coágulos em pessoas com idade inferior a 50 anos, diversos eventos trombóticos, perda gestacional, e até mesmo histórico familiar de trombose.

Exames de Investigação Laboratorial.




Como a gestante será tratada?

Procure um Obstetra de alto risco, juntamente com um Médico Hematologista. Será prescrito um medicamento administrado via subcutânea, a mais comum é a heparina de baixo peso molecular, e em alguns casos o médico pode optar por prescrever o uso de AAS (Ácido Acetil Salicílico) 100mg/dia.
A dosagem do medicamento injetável varia bastante, tem mulheres que tomam uma dosagem fracionada durante 24 horas, ou seja são 2 injeções por dia, tem mulheres que 1 injeção por dia já é suficiente, o inicio das injeções também pode variar, no meu caso o Dr. Armindo Dias Teixeira disse que teria que começar as injeções durante as tentativas (antes de engravidar) outras somente depois de grávidas, isso deverá ser acordado entre você e seu médico, como não passei com o meu médico Dr. João, vou aguardar a opinião dele, pois já estou mais familiarizada com ele e também porque ele sabe de toda minha trajetória.

Muito importante pra você que é tentante, não esqueça;

- Tomar uma cápsula de ácido fólico 5mg diariamente
- Evite contraceptivos orais, pois eles podem aumentar drasticamente as chances de um evento trombótico
- Não fume, pois assim como o contraceptivos suas chances de trombose também são aumentadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário