15 agosto, 2014

Resultado da Pesquisa Sobre a Trombofilia

A trombofilia é definida como a tendência à trombose, podendo ser devido a alterações de caráter hereditário ou adquirido.(D'AMICO, 2003).

Com a colaboração das queridas colegas dos grupos do Facebook, Trombofilia e Gestação e do Grupo Trombofilia GBM - Guerreiras em busca de um Milagre, então ficou assim o resultado da pesquisa.

Total de Participante: 140 Mulheres

Idade


Localidade

Estados como Amazonas, Amapá, Acre, Alagoas, Maranhão, Pará, Roraíma, Rondônia, Sergipe e Tocantins, não pontuaram.

Tipo de Trombofilia
Em relação ao tipo de trombofilia, ficou constatado que muitas possuem mais de um tipo, para melhor entendimento a tabela está logo abaixo;


Muitas mulheres só tiveram o diagnostico após uma perda gestacional.


A quantidade de perdas é impressionante!!!

Normalmente as perdas gestacionais ocorreram no primeiro semestre de gestação, como mostra o gráfico abaixo;


Foi perguntado também, se a mulher no momento da pesquisa estava gestante e fazendo ou não o uso do anticoagulante.


Uma das dificuldades encontradas pela maioria das entrevistadas foi a questão da realização do exame, pois muitos convênios se negam a realiza-los mesmo que alguns desses constem no ROL da ANS, muitas tem que pagar os exames e eles não são nada barato.


Muitas vezes temos a necessidades de nos consultar com outro profissional, o Hematologista.

O Maior medo e angustia de todas é quanto a adquirir a medicação, por se tratar de um medicamento de alto custo, existe todo um processo para aquisição do mesmo, e muitas vezes, algumas dessas mulheres tem que recorrer a justiça para que o estado forneça a medicação, e quando não, a paciente ainda tem que arcar com parte do tratamento que não é nada barato.

Perguntadas sobre as intercorrências que tiveram durante a gestação, essas foram as respostas;


Diante das perdas, o fator emocional da mulher fica bastante abalado, os maridos também ficam abalados com tudo isso, porém a maioria tem o apoio do companheiro.




Meu principal objetivo com esta pesquisa é poder levar ao maior número possível de pessoas esta informação, muitas mulheres tem aborto por repetição e não tem conhecimento que muitas vezes pode ser por conta da Trombofilia, somente um exame específico pode lhe trazer a resposta. Outro ponto, é que eu gostaria muito que os veículos de comunicação pudesse nos dar uma maior atenção, divulgando esse problema enfrentado por tantas mulheres no mundo.
Eu tenho dois anjinhos no céu, e somente após a segunda perda, tão dolorosa quanto a primeira, que eu descobri a doença. No Brasil, ainda existe alguns protocolos que os exames para detecção de trombofilia só podem ser realizados após a terceira perda, isso é muito doloroso para uma mãe, principalmente aquela que sonha muito com esse momento, não podemos permitir que isso, precisamos rever esses protocolos. Muitas mulheres, que é o meu caso, necessitam da medicação já nas tentativas, porém o governo se nega a dar, e quando o pedido é deferido, a medicação é impropria para o uso de mulheres que estão tentando engravidar por serem teratogênicas ou seja causam má formação fetal. Então porque não permitir???
Espero que este "artigo", seja compartilhado para o maior numero de pessoas possíveis e que isso nos tragam respostas!!!!

Este é um pequeno resumo, se você deseja a pesquisa completa, entre em contato.

Um Forte Abraço e muitas "picadinhas" do amor a todas!!!!

PS: Antes que algum engraçadinho faça piadinha, "picadinhas" é uma referencias as injeções diárias de anticoagulante que as Trombofílicas tomam para que a gestação seja levada adiante de forma saudável tanto para a mãe quanto para o bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário