20 fevereiro, 2015

Como manter pele e cabelos saudáveis


Quem nunca ouviu a expressão: você é o que come? Na correria do dia-a-dia, muitas pessoas preferem opções mais rápidas de refeições como fast-food  e enlatados ao invés das mais saudáveis. “Em longo prazo as consequência desta praticidade será notada na balança, cabelos, unhas, pele e na saúde”, enfatiza a nutricionista Liane Buchman, da Clínica BodyHealth, Bodytech Eldorado.
“Todos os excessos causam mal a saúde e a pele também é afetada. Para algumas pessoas é praticamente impossível resistir à combinação de batata-frita, hambúrguer e refrigerante. A composição destes alimentos introduz excesso de proteínas, gorduras (a maior parte saturada, altamente prejudicial) e açúcares, além da deficiência de vitaminas, de sais minerais e fibras”, ressalta a Dra. Livia de Andrade Bessa, médica dermatologista do Centro Dermatológico Giovanni Bojanini.
Os alimentos tem poder regenerador e podem tornar a vida mais prazerosa. As frutas vermelhas são ricas em flavonoide antocianina que possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, previnem o surgimento de rugas, doenças cardiovasculares, câncer e tem ação antitumoral e anti-inflamatória. 
Uva, cereja, ameixa, framboesa, morango, amora, maça, groselha vermelha, açaí, mirtilo, cramberry podem ser consumidos diariamente e permitem fazer pratos deliciosos, sucos, salada de frutas e batidos com iogurte.  Segundo Liane - “o fundamental é não exagerar em nada. Não existe fórmula mágica para se manter bela e saudável. A dica é ter vida regrada, dieta balanceada e exercícios na medida”.
Na opinião da médica, uma boa alimentação é importante para manter a pele, cabelos e unhas saudáveis. “Unhas fracas e queda de cabelo podem ser um alerta para alguma deficiência de vitaminas, sais minerais (ferro, principalmente) ou mesmo uma doença mais grave, como o hipotireoidismo. As vitaminas A, C, E e as do complexo B ajudam a ter pele e cabelos bonitos. A vitamina A é responsável pela renovação celular, C e E protegem conta o envelhecimento e  têm ação antioxidante. Cada uma destas vitaminas é encontrada num grupo específico de alimentos, que em uma dieta equilibrada tem suas necessidades facilmente supridas.”, relata.
Para ter cabelos, unhas, pele bonita e saudável é recomendado investir em:
Frutas cítricas: limão, laranja e tangerina são ricas em vitamina C fundamental para a síntese do colágeno – proteína que dá estrutura para a pele, cabelo e unhas. 
As oleoginosas: castanha do Pará (selênio), amêndoas (cromo) e nozes (magnésio) – contêm vitamina E e gorduras monoinsaturadas.
linhaça possui gordura poliinsaturadas, vitamina E e lignanas (substância importante pela apoptose: morte de células defeituosas) e isoflavonas (substância semelhante ao estrógeno: hormônio feminino muito importante para a beleza e feminilidade). É uma excelente opção de gorduras insaturadas: Omega 3 e 6 – previnem o envelhecimento precoce da pele e melhora a circulação.  
O temido ovo, em especial a gema é rica em biotina (vitamina H). Trabalha como enzima, processa gorduras, açúcares, proteínas e carboidratos. Gera energia para o corpo e atua no sistema nervoso como calmante.
abacate além de ser uma boa fonte de vitamina E é rico em compostos fenólicos responsáveis por aumentar as defesas antioxidantes do nosso organismo.
Cenoura, abóbora e tomate: alimentos ricos em carotenoides são excelentes antioxidantes, auxiliam na reparação das células e na pigmentação da pele responsáveis pela cor bonita e bronzeada.
 A nutricionista Liane Buchman preparou algumas receitas com ingredientes que ajudam a ter pele e cabelos saudáveis e outras dicas estão disponíveis no site: http://br.portavoz.com.br/alimentacao-e-aliada-para-a-saude-da-pele-e-cabelo/
 Receitinhas
Suco Antioxidante de Frutas Vermelhas
1 xícara (chá) de água
1 iogurte natural desnatado
¾ xícara (chá) de ricota light
2 xícaras (chá) de suco de uva integral sem açúcar
1 colher (sopa) de adoçante culinário em pó
1/3 xícara (50g) de sementes de gergelim
1/3 xícara (50g) de sementes de girassol
1/3 xícara (50g) de sementes de abóbora
140ml de água
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de mel (ou outro adoçante para forno e fogão)
Ingredientes:
2 xícara de frutas vermelhas congeladas (cerejas, morangos, amoras e mirtilo)
200 ml de suco de romã ou cranberry
200 ml de água gelada
Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e sirva-se.
Chá de Gengibre e Uva
Ingredientes:
1 xícara de chá de gengibre fatiado
2 xícaras de chá de suco de uva integral
4 xícaras de chá de água
Mel ou adoçante de sua preferência a gosto
Preparo: Aqueça a água. Acrescente o gengibre e aqueça um pouco mais. Junte a o suco de uva e misture bem. Desligue o fogo. Adoce a gosto. Sirva morno.
Pudim Leve de Uva
Ingredientes:
2 envelopes de gelatina em pó sem sabor
Preparo: Misture a gelatina na água e leve ao micro-ondas para dissolver por 10 segundos. Bata no liquidificador o iogurte, a ricota, a gelatina dissolvida, o suco de uva e o adoçante até obter um líquido homogêneo. Coloque o creme em uma forma para pudim ou em forminhas individuais e leves à geladeira até que fique firme.
Biscoito de Sementes
Ingredientes:
1 ¾ xícara (240g) farinha de trigo integral
Preparo: Coloque as sementes num processador de alimentos. Junte o restante dos ingredientes e misture bem, até a massa ficar pegajosa. Divida a massa em 5 porções. Com um rolo de amassar, alise a massa em uma superfície bem enfarinhada e corte com uma faca a massa em quadrados. Distribua os quadrados em uma forma com papel vegetal e coloque no forno por 20 minutos. Sugestão: vire os crackers quando fechar 10 minutos.

Rendimento: 60 porções
Créditos Liane Buchman, da Clínica BodyHealth, Bodytech Eldorado e a Dra. Livia de Andrade Bessa, médica dermatologista do Centro Dermatológico Giovanni Bojanini

Nenhum comentário:

Postar um comentário